Sistema de rede TraxBus

INTRODUÇÃO

TraxBus é um sistema de rede industrial para controle distribuído que utiliza um par de condutores multiponto para ligar diversos dispositivos. A comunicação digital permite uma capacidade de controle aprimorada, que pode melhorar o rendimento da produção. A operação quase em tempo real é possível, apesar da velocidade relativamente baixa, graças a um protocolo eficiente.
TraxBus apresenta alta imunidade a ruídos eletromagnéticos e permite uma fiação simplificada, mesmo quando utilizando condutores de barramento. O sistema pode ser utilizado em ambientes industriais hostis, onde outras redes padrão não funcionam.

  • Tipo ASYN MULTIDROP HALF DUPLEX
  • Tensão do barramento ≤ 30VDC
  • Queda de tensão admissível < 3V
  • Capacitância de linha admissível < 100nF
  • Taxa de transmissão 38400 MAX
  • Comprimento da linha permitido 1000 m MAX

TraxBus permite a conexão e desconexão de periféricos mesmo durante a operação, enquanto a comunicação está ocorrendo, apesar de poder resultar em uma curta pausa no fluxo de dados.
Um curto-circuito no TraxBus enquanto a unidade está transmitindo pode danificar o dispositivo, entretanto, um curto-circuito por tempo limitado é tolerável enquanto a unidade está no modo inativo (recebendo).

Cada dispositivo com interface TraxBus utiliza um conjunto de comandos específicos (para mais informações, consultar a literatura técnica do respectivo dispositivo).

BENEFÍCIOS

O primeiro benefício é a redução de custos devido à eliminação de grande parte do trabalho de campo, resultado da utilização de menos cabos.
Outros benefícios são a capacidade de diagnosticar problemas e falhas do equipamento mais rapidamente, reduzindo os custos de manutenção e fornecendo informações mais completas sobre os dispositivos a serem monitorados, dessa forma permitindo uma melhor gestão de ativos. Além disso, é possível o controle no nível do dispositivo e o uso de dispositivos inteligentes.
Um fabricante realizou um estudo sobre a economia que obteve ao utilizar o TraxBus.

ECONOMIAS

Fiação
Mais de 90% de redução na fiação utilizada, eliminando o dispendioso embaralhamento de cabos entre o campo e a sala de controle.

Logística
Redução dos materiais a serem enviados ao local para instalação e, consequentemente, redução dos custos com transporte e gestão.

Cabine de controle
Menos terminais e, portanto, menos espaço necessário quando comparado às soluções convencionais.

Comissionamento
O tempo de checkout em campo foi bastante reduzido. A instalação e teste de cada controlador levou minutos em vez de horas.

Desenhos de engenharia
Desenhos mais simples, reduzindo os esforços para adicionar, mover ou remover queimadores nos desenhos e modelos digitais.

TOPOLOGIA

O TraxBus pode ser conectado em qualquer formato: linha, bus, anel, estrela, árvore ou misto; a linha de sinal deve ser conectada separadamente das linhas elétricas.
Não utilizar cabos blindados. Não utilizar cabos multipolares, exceto se limitar sua utilização a trechos curtos. É preferível utilizar cabos convencionais de um só fio ou condutores de barramento para interligar todos os periféricos.
Se alguma blindagem for necessária, colocar os cabos unipolares em um conduíte ou tubo metálico aterrado, evitando inserir muitos condutores juntos.
A capacitância e a resistência da linha devem ser tão baixas quanto possível.
A resistência excessiva cancelará o fluxo de dados do MASTER para os periféricos, enquanto a capacitância excessiva cancelará o fluxo de dados dos periféricos para o MASTER.

Capacitância total < 100 nF
Resistência total < 60 Ω
Seção transversal do condutor > 1 mm²